Acampamento de Férias

As melhores férias da sua vida!!!

13, 18 ou 25 dias inesquecíveis.

Acampamento é o que o Pumas faz de melhor!

Jogos diferentes, passeios incríveis, atividades que parecem um sonho se realizando. Crianças e jovens de 05 a 17 anos se reúnem, vindas de todo Brasil numa explosão de amizade que dura a vida inteira. São 13, 18 a 25 dias que vão transformar a vida dos acampantes, com jogos que os tornam mais responsáveis, espertos, mais sociáveis, desperta talentos e eleva a auto-estima.

Com 55 anos de experiência tem uma equipe de monitores que são na sua maioria ex-acampantes maiores de idade, que fazem com que a programação seja inigualável. Nenhum lugar oferece tantas atividades tão criativas e diferentes.

O que diferencia o Acampamento dos Pumas são as atividades extremamente criativas como campismo a cavalo na caverna ou em barracas, um fondue na mata no meio da noite que deverá ser encontrado a cavalo usando bússola, os jogos de fio de vida, a gincana de chocolate em Campos, a visita a casa de Monteiro Lobato, a Caverna da Iara que fica embaixo da água, a trilha dos bombons, o rafting, as fogueiras, os shows, as serenatas, as invasões, as refeições incrivelmente animadas, e o principal, o elemento surpresa, quando menos se espera algo de incrível acontece irradiando aventura e alegria no Acampamento.

Atividades de 05 a 10 anos

De 05 a 07 anos, as crianças nesta idade têm a fantasia muito aguçada, por exemplo, ainda acredita em Papai Noel, e o Pumas aproveita essa característica, com isso, as brincadeiras encantam as crianças, pois as histórias dos jogos e os passeios se tornam reais em suas cabecinhas. Trilha de bombons da Vovó Alemã, a caça ao Urso Cagão, a visita ao Palácio do Rei Midas, passeio de charrete e trenzinho da alegria ao Sítio do Sonho com a verdadeira casa do Papai Noel, a casa dos Duendes, dos Dálmatas, do Fantasma, do Tarzan, visita à casa de Monteiro Lobato.

 

De 08 a 10 anos os jogos são mágicos, o Bocão da Negra Fulô, Noite de Vigília em que vão defender o Acampamento que será atacado a noite, os passeios a cavalo, o passeio de trem saindo da estaçãozinha existente no próprio acampamento, que leva ao verdadeiro Sítio do Pica-pau Amarelo, a trilha de jeep, cama elástica, gincana de chocolate em Campos do Jordão, as serenatas, os shows, o campismo noturno a cavalo onde os peixes serão pescados para saborear na fogueira noturna com as barracas ao redor. Os jogos com lanterna eles adoram e se tornam verdadeiros super-heróis. Nesta faixa etária, as crianças são muito individualistas, portanto os jogos estimulam muito a ajuda mútua e atividades de grupo.

Os pais imaginam que são pequenos, que sentirão saudades, mas a longa experiência mostra que a idade da saudade é de 9 a 11 anos, quanto menor, mais fácil adaptação. E a saudade é tratada de forma carinhosa, mostrando como é bom sentir saudades.

Atividades de 11 a 17 anos

Temos todos os esportes tradicionais, mas desenvolvemos jogos pouco conhecidos como Baseball, Arco e Flecha, Espirobol, Deck-Tênis (jogo de navio) que são esportes onde todos aprendem ao mesmo tempo, tornando-os mais competitivos para todos esportistas ou não. O Acampante tem a oportunidade de praticar hipismo clássico com instrutor na pista de hipismo, paintball, cama elástica, campismo em barracas ou na caverna, excursões a cavalo diurna e noturna com direito a um delicioso fondue no meio da mata, canoagem canadense, trilha de jeep ou quadriciclo, arvorismo triplo com parede de escalada e tirolesa, escalada a Pedra do Baú, patinação no gelo, dentre outros.

Temos mais de 150 jogos especiais ou jogos de mato que são os jogos de Fio de Vida, Noite dos Loucos, Noite de Vigília, Campismo Selvagem, Dropping, Jogo de Cidades, Jogo de Vilas, os shows são animadíssimos, as serenatas, a discoteca, as idas a Campos do Jordão com a famosa Gincana do Chocolate onde os Pumas comem de graça até explodir. Isso tudo fora os Jogos de refeitório, os jantares temáticos como Árabe, do Esquisito, do Detalhe e outros, os jogos de salão e de chuva, o Futlamabol Americano. Como a Região de Campos do Jordão é muito rica, temos um ônibus que fica à disposição em tempo integral para fazer os passeios.

Acampamento com Escolas

A vivência de interação da escola num ambiente de Acampamento é extremamente enriquecedora, tanto para os alunos, quanto para o corpo docente. Os jogos, atividades e passeios, propiciam situações inusitadas que vão ampliar as inter-relações, o sentido de grupo, a ajuda mútua, respeito ao ritmo e característica de cada um, as diversidades, o conhecer o próximo e a si mesmo. Os jogos e os monitores ajudam a aflorar e potencializar as qualidades, os dons, as características positivas e negativas. Para se ter uma idéia, diversas atividades de Acampamento são utilizadas por empresas pra desenvolvimento empresarial aprimorando liderança, organização, responsabilidade e auto-estima.

E sem dúvida, a maior riqueza são os alunos, professores e coordenadores participando de jogos juntos e escutar de um aluno a frase: -“Nossa como você é legal professor”.

Formaturas

As formaturas no Acampamento dos Pumas são inesquecíveis! De 5 a 9 dias.

Fazemos formaturas para os 5os anos, 9os anos e 3os anos do Ensino Médio e também para universitários.

Nossas formaturas com certeza não serão despedidas, mas verdadeiros pactos de amizades que devem durar por toda vida.

Nossa formatura certamente reúne atividades, passeios e aventuras que não serão possíveis em nenhum outro lugar no mundo, por um preço imbatível! Canoagem, cavalgadas diurnas e noturnas com um delicioso fondue no meio da mata, trilhas de jipe, quadriciclo, arvorismo, tirolesa, patinação no gelo, paintball, cama elástica, baseball, arco e flecha, jogos noturnos de fio de vida, pista de hipismo, gincana do chocolate em Campos do Jordão, atividades diurnas e noturnas indescritíveis! A magia das surpresas, a cada momento da viagem acontece algo inusitado, mas atrás de cada jogo, cada passeio, cada atividade, está a magia dos Pumas, que é a preocupação em elaborar as atividades de uma forma que cada um dependa do outro, dependa da ajuda e colaboração do grupo, do respeito à individualidade, característica e ritmo de cada um, fazendo com que cada um se torne um parceiro, que conheça o colega como um todo, percebendo suas qualidades e elevando a auto-estima de cada um. Serenatas, fogueiras, invasões, monitores fantásticos formados nos Pumas, vão fazer da sua formatura esse pacto de amizade que deve durar para sempre.

Viagens Pedagógicas

A relação tão próxima do Acampamento com as Escolas no trabalho formativo, fez nascer o segmento de viagens pedagógicas, aliando a estrutura de logística, segurança e diversão a um excelente conteúdo pedagógico. Desenvolvemos roteiros muito ricos em beleza, diversão, aventura, recreação e conhecimento com um vasto aproveitamento multidisciplinar.

Roteiros :

– 1. Circuito Monteiro Lobato de 2 ou 3 dias: Incursão ao mundo mágico do Escritor visita à casa de Marquês de Tremembé, com teatro interativo para interagir com o ambiente de época e com os personagens, passeio de trem até o Reino das Águas Claras para nadar no Ribeirão das Águas Claras, adentrar na Caverna da Iara que fica dentro de uma cachoeira e ouvir as histórias dos personagens, despertando no aluno o maior interesse pela leitura. Ao conhecer Monteiro Lobato de uma forma diferente e mais próxima, passará a admirar este escritor como o fantástico ser humano que foi.

– 2. Nascente do Rio Tietê em Salesópolis, 1 dia: Já no caminho pela Marginal do Rio Tietê observaremos o Rio e os tipos de ocupação à sua margem, traremos dados históricos e geográficos. Os alunos vão ver o relógio de Sol, vão ter a oportunidade de comer uma salada deliciosa no Sítio do Sr. Tanaka e conhecer a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde. Visitarão uma Usina de geração de energia muito didática e chegarão à nascente do Rio Tietê após um delicioso almoço regional com comidas típicas, numa antiga fazenda com casa de Taipa de Pilão.

– 3. Cidades Históricas – 4 a 5 dias de ônibus ou de avião – Uma viagem incrível pela história do Brasil, que será completada com a viagem de usinas e Paraty.

Vamos conhecer Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei e Congonhas do Campo, visitando os Museus de Mineralogia, da Inconfidência, as principais Igrejas, acompanhados por uma guia sensacional que irá ensinar os alunos a interpretar os diversos estilos de construção de cada época, contando e interpretando a nossa história nesse palco real. Vão conhecer e entender o interior das Igrejas, compreender cada espaço e função desse interior, se remetendo ao passado e à época em que foram construídas. É uma fantástica sensação quando o aluno começa a perceber e a ler os sinais e códigos que existem nos portais e na decoração das Igrejas. Vão participar de 2 oficinas, uma em um ateliê de Pedra Sabão e outra no ateliê de trabalho com madeira, para entender na prática como eram construídas as Igrejas. Vamos visitar a Mina do Chico Rei, Mina da Passagem, faremos uma vivência muito intensa na Casa dos Contos, passaremos na frente da casa de Tiradentes, vamos admirar e ficar emocionados com as fantásticas obras do mestre Aleijadinho, um passeio de trem passando pelo Capão da Traição será inesquecível e teremos um tempo livre pra compras na feira de artesanato. Uns dos pontos altos dessa viagem são os restaurantes, suas comidas e sobremesas mineiras, além da fantástica parada para degustar o tradicional Rocambole no pequeno vilarejo onde foi criado.

Uma boa parte do percurso será feito por um trecho dos 1.200 km do Caminho do Ouro onde os alunos poderão percorrer o seu trecho final a pé em Paraty no nosso roteiro das Usinas.

– 4. Roteiro Usinas – Penedo, Itatiaia, Bananal, Angra dos Reis e Paraty.

Roteiro Imperdível onde os alunos terão a oportunidade de conhecer duas usinas, uma hidroelétrica e outra termonuclear, e fazer a comparação de custo-benefício, impactos ambientais e problemas de cada uma. Em Itatiaia adentrar no coração da Usina do Funil e subir na fantástica barragem côncava e convexa, fazer um debate caloroso com os técnicos da Usina de Angra e ainda ter a experiência única de fazer um mergulho autônomo com cilindro de oxigênio no lindo e tranqüilo mar de Paraty.

Um mergulho também na história do Brasil vivendo a experiência de uma visita a uma fazenda de época em Bananal, estudando os Ciclos do Ouro e do Café, curiosidades e escândalos da época da escravidão e finalmente ter a oportunidade única de conhecer a fundo com detalhes, a magnífica cidade de Paraty tombada como patrimônio histórico, conduzidos por um historiador, um verdadeiro museu a céu aberto. Os alunos vão conhecer cada detalhe e curiosidade desta que foi a primeira cidade planejada do Brasil. No final da viagem, a experiência inigualável de descer a pé, o final dos 1.200 km da Estrada Real, recentemente restaurada, descida esta feita pelo calçamento construído pelos escravos, interligando assim, a viagem das Cidades Históricas.

– 5. Ilha Anchieta, principais ecossistemas: 2 ou 3 dias

É uma das viagens mais lindas e completas que oferecemos. Os alunos vão vivenciar a história do Brasil desde o descobrimento até os dias de hoje. Passando por Hans Staden, Manoel da Nobrega, José de Anchieta, Cunhambebe, Confederação dos Tamoios, expulsão dos Franceses do Rio de Janeiro, escravidão, revolução industrial Européia, Nova República, e diversos fatos históricos até os dias atuais. Esta ilha de indescritível beleza natural que fica em Ubatuba, foi palco de episódios muito importantes que remetem os alunos a uma incrível viagem por esses fatos importantes da nossa história.

Estudaremos e vivenciaremos os nossos principais ecossistemas, mangue, restinga, mata Atlântica, oceano e costão rochoso, entrando e vivendo as características e problemas de cada um com atividades práticas.

A bordo de uma linda escuna, ou caminhando pelas trilhas da Ilha Anchieta e interagindo com pacas, cotias, teiús, capivaras, sagüis e lindos pássaros, vão aprender a diferenciar as principais árvores e plantas nativas, suas características e adaptações.

Será feita uma visita ao Projeto Tamar, e ao aquário de Toque de Ubatuba onde os alunos vão poder tocar e sentir os elementos desses ecossistema. Com isso os alunos vão aprender a valorizar e respeitar o nosso meio ambiente, e voltam com uma postura diferente frente às questões ambientais.

Whatsapp